Sábado (18) foi o dia de maior movimento nas ruas de São Paulo, principalmente da Zona-Oeste. O metrô chegou a limitar o acesso nas estações Faria Lima e Fradique Coutinho pois não conseguiam dar conta do fluxo de pessoas chegando e saindo das estações.
Parte da Avenida Faria Lima, próximo ao Largo da Batata ficou completamente tomada pelos foliões. Ruas aos arredores também estavam tomadas. A Região recebeu Blocos muito populares como o “Casa Comigo”, “Avisa lá”, “Ritaleena” e “Chá da Alice”
Na Zona-Sul, região do Parque Ibirapuera não foi muito diferente, pois o Cantor consagrado Alceu Valença comandou o Bloco “Bicho Maluco Beleza” levando as pessoas a saírem cedo de casa e enfrentarem o sol com um calor de mais de 30°c para cantar e pular ao som de grandes clássicos da música popular brasileira.
O Transito ficou muito comprometido em algumas regiões próximas onde aconteciam os desfiles.
Segundo a prefeitura eram esperadas cerca de 200 a 250 mil pessoas nas ruas, mas o número pode ter ultrapassado 700 mil.
Ainda não saíram números oficiais da Policia Militar e nem dos organizadores.
Já domingo (19) a principal atração na Zona-Oeste foi o Bloco “Gambiarra +Tiago Abravanel”. Enquanto na região central da cidade o Bloco “Unidos do Baixo Augusta” arrastou uma multidão. E no parque do Ibirapuera o Bloco Carioca “Monobloco” levou mais de 60 Mil pessoas.
Acontece que o carnaval de rua na Cidade de São Paulo vem se consolidando e atingindo números de pessoas muito superiores do que o esperado pela Prefeitura e pelos organizadores dos eventos.
Apesar da grande quantidade de público e dos transtornos no transito, não foram registrados grandes incidentes capazes de manchar ou estragar a festa.
Nossa equipe acompanhou de perto parte dos desfiles e conversou com muitos participantes que em sua maioria se queixavam apenas do calor. Mesmo os números ultrapassando o esperado, não houve falta de banheiros nem de segurança.
A prefeitura também se pronunciou dizendo que na próxima semana a estrutura do evento será ainda maior para se adequar as proporções que a festa vem tomando em nossa cidade.
Mais de 170 Blocos desfilaram somente neste final de semana na Cidade.